segunda-feira, 8 de novembro de 2010

QUANDO UM JOVEM É DEMOLAY





Não basta a um jovem enquadra-se ao título de DeMolay pelo simples fato de, ao passar pela cerimônia de iniciação, fazer uso de trajes brancos e pretos, colocar a capa DeMolay, ou mesmo frequentar as reuniões de seu capítulo. Não basta apenas ele ir aos congressos, pagar suas contribuições e encargos, conhecer os irmãos e tios de todo estado e até de outros estados.

A Ordem DeMolay inicia de dentro pra fora e não o inverso. Talvez haja um simbolismo místico muito maior.da capa em ser recoberta na parte interior pela nuance vermelha, denotando que devemos nos olhar para o interior, donde nosso sangue circula, direto de nosso coração, para que as nossas ações e atitudes sejam apenas reflexo do que realmente sentimos.

Costumo dizer que a Ordem não nos muda e sim, nos faz enxergar o mundo de outra forma. Para aquele DeMolay que conseguiu ter essa visão as alterações fraternais tornam-se uma constância na vida cotidiana.

Pois bem, mas quando que um jovem é DeMolay? Um jovem é DeMolay quando primariamente ele tem mente aberta. A ordem ela é muito cheia de informações e novidades ao iniciático. Por isso é preciso mente expansiva para captar. Um jovem é DeMolay quando o amor filial passa daquele simples e restrito significado e torna-se além do amor de pai e mãe, do amor a seu filho e se estende aos irmãos, aos tios, a família, a Deus. Quando esse amor torna-se o Eros em lugar das paixões, quando o amor pelo irmão passa-se realmente a se chamar amor Philos, quando amor Storge é vivenciado na própria família, quando o amor Ágape for realmente vivido.

Um jovem é realmente DeMolay quando ele for humilde a ponto de pedir perdão, mesmo estando certo, deixando seus orgulhos de lado a bem de que a fraternidade e o bem-estar prevaleçam. Quando ele for homem e tiver a integridade suficiente para admitir seus erros, aceitar conselhos e tentar acertos.

Ele será DeMolay quando a confiança no irmão for verdadeira, quando entender e sentir que está em uma grande família. Quando ainda não deixar se desvencilhar pelos momentos difícieis e não for fraco a ponto de desistir, nem ser omisso diante de suas responsabilidades. Quando o ego dos colares estiver superado. Quando ele entender que a ordem é ele, mas não é dele.

Quando ele tiver a gratidão de curvar a cabeça, refletir e agradecer a Deus por proporcioná-lo participar dessa obra, que tem um projeto muito maior. Só assim ele poderá olhar para o horizonte e enxergar que ele pode fazer um mundo ainda melhor: aí sim ele poderá dizer: EU SOU UM DEMOLAY!!!



Por Ricardo” Oliveira de Andrade.’.

Sênior DeMolay – CID 75861 SCODB

Ap.’. M.’. – CIM 8195 GLMPE



Profunda Gratidão aos tios e irmãos:



Aos irmãos/tios: Natale Giangiopo, Gerson Alves, Eduardo Pinzon, José Augusto, Geraldo Filho, Ricardo Fernando, Élvis, Raniery Cavalcanti, Adriano Ramos

Aos sobrinhos/irmãos: Victor Hugo, Heron Batista, Jeam Almeida, Luciano Félix, Rômulo, Leonardo Miranda, Augusto, Victor Menezes, Tales Kalil, Danillo Gonçalves, Paulo Juan

Em fim a todos os DeMolays e Maçons que no estado de Pernambuco dedicam parte de suas vidas a esta causa tão nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário